Páginas

31.3.12

Se é que se pode chamar Quilt...

A minha ideia era começar por um projecto totalmente diferente.... por alguma coisa mais fácil, mais rápida e prática de fazer... mas precisava mesmo de encontrar um presente de anos para a minha cunhada e para o meu irmão...

Eles mudaram de casa há relativamente pouco tempo e ainda estão na fase de namoro com o jardim, fazem picnics, vão para lá correr e brincar com os miúdos, adoram deitar-se todos na relva e contar historias, etc... Têm uma grande manta para todos. Mas que por ser fininha rapidamente fica molhada se a relva estiver húmida, também não é lá muito fofinha...

Que tal fazer um quilt? Não tenho a mínima ideia de como se faz, pesquisei ali e acolá e fiquei com umas ideias. A quantidade de material assustou-me um bocado, não me apetecia gastar dinheiro em coisas que depois não sei se voltaria a usar (réguas, tábuas de corte e medidas, cortador, etc etc). Assim que inventei a minha versão... Apenas precisamos de:
- Tecidos
- Entre tela
- 1 bocado de cartão
- 1 tesoura
- Alfinetes, linhas e agulhas
- Maquina de costura (podem fazer a mão, mas demora bastante mais tempo)

Se quiserem fazer um quilt "profissional" se calhar e melhor irem bater a outra porta....

1. Numa folha de papel "desenhei" o quilt, onde ia cada quadrado/tecido.
2. Cortei um bocado de cartão com as medidas dos quadrados. Em cima dos vários tecidos marcamos os quadrados (com o tecido do avesso desenhei com um lápis de carvão). 





3. Recortamos todos os quadrados.
4. Começamos a coser os quadrados uns aos outros em fila. Juntar lado direito com lado direito do tecido e coser, e assim sucessivamente cada fila. (Ter muita atenção e ir seguindo o desenho, para depois no fim bater tudo certo).
5. Quando já temos todas as filas, passamos a ferro e cosemos umas as outras. Cosemos sempre com a parte do direito do tecido para dentro. E já temos a parte de cima feita...

6. Deitamos no chão a entre tela e por cima pomos os vários quadrados já cosidos. Prendemos com alfinetes para não sair do sitio e cosemos os cantos de cada quadrado à entre tela. Quatro pontos, um em cada quadrado (à mão).

7. Deitamos no chão o tecido impermiavel e por cima o que acabamos de coser. Prendemos com alfinetes para que não saia do sitio.
8. Fazemos o rebordo. Cortamos vários rectângulos dos vários tecidos e cosemos uns aos outros, da mesma maneira que cosemos os quadrados uns aos outros. Com o ferro de engomar, pomos as bordas para dentro. 
9. Colocamos o rebordo a toda a volta, metade para a parte debaixo (tecido impermiavel) e metade para a parte de cima, mesma medida para cada lado, prendendo com alfinetes. Cosemos com a maquina e já está.

Prontinho para entregar... (ainda não contei ao meu irmão/cunhada a existência deste blog, pois só no domingo de pascoa lhes vou dar o presente)... shiuuuuuu não lhes digam nada!

Querem um quilt? De que tamanho? Com que cores?
O meu próximo quilt será para a cama de grades do baby F. Já escolhi os tecidos...

O preço depende do tamanho, mas vai desde os 60 aos 150 euros. Os tecidos são todos 100% algodão e de boa qualidade. Gosto mais de ajudar instituições mais pequenas, mas... 15% do valor vai para a UNICEF (www.unicef.pt), por ter dado trabalho a uma amiga que estava a precisar, que a faz acordar todas as manhas feliz. Querida M. esta é para ti!

Mandem mail para xiruluca@gmail.com explicando para quem/onde é o quilt e eu envio-vos varias sugestões de tecidos.

Sem comentários: